A francesa Spot Image, uma das líderes mundiais no segmento de produtos e serviços de geoinformação baseados em imagens de satélite, integrante do Grupo EADS, gigante europeu do setor aeroespacial e de defesa, participou em Natal, no Rio Grande do Norte, do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A empresa, que inaugurou este mês em São Paulo a sua mais nova subsidiária no país, Spot Image Brasil, forneceu à sua parceira Gaiasat, distribuidora de seus produtos na região Nordeste, uma cobertura completa de imagens de todo o Estado do Rio Grande do Norte com 2,5 metros de resolução. O trabalho servirá para mapeamento dos recursos naturais do estado pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema), incluindo as áreas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão e a Área de Proteção Ambiental dos Corais, totalizando aproximadamente 53 mil quilômetros quadrados. As imagens foram comercializadas permitindo seu compartilhamento entre todas as entidades da administração pública direta e indireta do Governo do Rio Grande do Norte.
Segundo o diretor geral Pierre Duquesne, que desde 2004 é responsável pela comercialização da linha de produtos e serviços da Spot Image no Brasil, a empresa percebeu que existe uma elevada consciência de preservação ambiental no país, que para isso tem necessidade de um amplo mapeamento de suas áreas de ocupação agrícola e reservas legais. “A instalação da nova filial permitirá uma melhor estruturação para as atividades da Spot Image no Brasil e contribuirá com o fornecimento de subsídios para o atual debate nacional sobre as questões ambientais”, disse o executivo.
A nova filial brasileira desenvolverá suas atividades também para os mercados de mineração, óleo e gás, papel e celulose, utilities (concessões de água, gás, eletricidade e telecomunicações), defesa e segurança pública, etc.. “Vamos acompanhar a forte evolução do mercado de informação geográfica no Brasil e atuar em todas as áreas de aplicação das tecnologias espaciais de observação da Terra, oferecendo imagens óticas ou de radar”, afirmou Duquesne.
Operando em estreita colaboração com a rede de distribuidores já estabelecida no Brasil (empresas Engemap, Gaiasat, Hiparc e Tecnomapas), a nova filial brasileira aprofundará essas parcerias oferecendo sua ampla linha de imagens óticas ou de radar com o objetivo de desenvolver serviços adaptados às exigências de seus clientes brasileiros.
+Informações
http://brasil.spotimage.com
www.dsr.inpe.br/sbsr2009