Alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) sagraram-se campeões da SAE Aero Design East Competition, prova internacional de aerodesign disputada na Geórgia, nos Estados Unidos.

Além de ficar em primeiro lugar na principal categoria do evento – a classe regular, em que protótipos de aeronaves são projetados e avaliados em voo -, a equipe Keep Flying também conquistou o troféu de maior carga carregada ao transportar 12,87 quilos.

Excelência em engenharia

O grupo também levou a premiação especial da competição, o Nasa Systems Engineering Award, outorgado pela agência espacial norte-americana para a equipe que melhor seguiu conceitos de engenharia durante a concepção e o desenvolvimento do projeto. Trata-se da primeira vez que esse título foi conquistado por brasileiros.

O segundo lugar na classe regular foi obtido pela equipe Uai Sô Fly, da Universidade Federal de Minas Gerais, ficando à frente de equipes de países como Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Canadá e Índia. Na classe aberta, o primeiro lugar foi conquistado por outra equipe brasileira, a EESC USP Open, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

A competição, promovida pela SAE International, teve 65 equipes de universidades nas classes regular e aberta. O desafio é fazer com que estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia, física e ciências aeronáuticas projetem e construam aeronaves radiocontroladas, em escala reduzida, capazes de superar as baterias de testes demonstrando capacidade de voo controlado.

Fonte: Agência Fapesp