O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) é o mais novo integrante da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA), organização da sociedade civil que congrega sindicatos, associações de classe, organizações não-governamentais e movimentos sociais em torno de uma proposta: promover a abertura de canais de participação da sociedade nos processos de tomada de decisão sobre a regulamentação do setor público de saneamento.
Com essa iniciativa, a intenção é apresentar a visão do Sistema Confea/Crea e Mútua para as discussões da Frente e contribuir na formulação de propostas a serem encaminhadas às três esferas de governo.
Devido à sua importância, o assunto vem sendo debatido em várias instâncias do Sistema. No Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), por exemplo, foi criado, em 19 de fevereiro de 2009, um Grupo de Trabalho específico para assuntos de saneamento ambiental, no âmbito da Câmara Especializada de Engenharia Civil.
Saneamento ambiental, saúde pública e qualidade de vida
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há uma relação direta entre saneamento ambiental, saúde pública e qualidade de vida. Em todo o mundo, 25% dos leitos hospitalares estão ocupados por pessoas que
contraíram doenças transmitidas pela água. No Brasil, 60% das internações da população infantil têm como causa esse tipo de doenças.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Confea
