DigitalGlobeA DigitalGlobe, provedora de imagens de satélite de alta resolução que iniciou em 2002 seu programa de aquisição multiespectral através do sensor QuickBird e hoje conta com o WorldView I (lançado em 2007) e o WorldView II (a ser lançado no próximo trimestre) realizará um café da manhã na próxima terça-feira, 26 de maio, com os principais profissionais da indústria geoespacial brasileira.

De acordo com Giandri Machado, Gerente Regional da DigitalGlobe para América Latina, "o evento apresentará inúmeras novidades para o mercado brasileiro, como a cobertura de seis milhões de quilômetros quadrados do Brasil, e ainda a iminência de a DigitalGlobe completar todo o território nacional nos próximos meses".

Além da cobertura do território, todo esse conteúdo está online para ser consumido em soluções corporativas, desktop ou em portais. Isto significa que, se uma empresa possui suas atividades por todo o território nacional, não necessita adquirir áreas por quilômetro quadrado, mas pode assinar o acesso a toda base e receber em seu sistema SIG ou portal toda a cobertura nacional em 50 e 60 centímetros de resolução espacial.

ImageConnect

Esse novo produto da DigitalGlobe chama-se ImageConnect. Empresas de óleo & gás, mineração e logística, entre outros, já utilizam o ImageConnect para acessar suas áreas de atuação, contando com imagens históricas desde 2002 e ainda com a segurança de que o satélite realizará atualizações programadas de sua área, com disponibilização imediata através do ImageConnect.

Segundi Giandri, “as empresas que estão utilizando o ImageConnect encontraram uma tranquilidade no processo de busca e aquisição de imagens antigas, atuais e futuras, de alta resolução, sobre sua região de operação. Todas as imagens estão sempre lá, disponíveis, sem necessitar de investimentos da equipe de TI da empresa, e ainda com o planejamento de que as áreas dos projetos A, B, C, etc. serão atualizadas e inseridas no ImageConnect conforme o planejamento feito pela empresa e a DigitalGlobe”.

Modelagem 3D

Outra novidade que o evento trará para o Brasil é a modelagem 3D a partir de imagens de satélite. A DigitalGlobe, que foi responsável por todo o monitoramento em tempo real e ainda pela modelagem 3D dos Jogos Olímpicos de Pequim para a maior rede de televisão dos Estados Unidos, mostrará ao fim do café da manhã como isto pode ser feito.

Pequim em 3D

Na abertura do evento, a equipe da DigitalGlobe, que vem dos Estados Unidos, apresentará como a nova geração de sensores da DigitalGlobe, WorldView I, já em atividade, e WorldView II, a ser lançado em julho de 2009, propõe uma revolução no comprometimento de coleta e entrega de imagens cada vez mais de acordo com as exigências do usuário especialista e também dos veículos de disseminação em massa via internet, os portais.

O WorldView I, por exemplo, já disponibiliza amplo conteúdo para toda a América Latina, com 46 centímetros de resolução espacial e cenas de 269 quilômetros quadrados de área em sua banda pancromática. O WorldView II oferecerá, além da banda pancromática também com 46 centímetros, uma multi-espectralidade ótica com oito bandas, re-visita diária e múltiplas cenas por cada aquisição.

Os três satélites juntos (QuickBird e o programa WorldView) pretendem oferecer aos usuários latinoamericanos cobertura, completude, agilidade, recursividade e precisão para as diferentes aplicações em processamento, integração e acesso da indústria geoespacial.

Ao fim da manhã, a DigitalGlobe oferecerá um brunch para os profissionais que desejarem conversar com a equipe ou ainda ampliar as relações com a empresa. “O evento será muito agradável, bastante dinâmico e interativo e deve procurar ao máximo interagir com os profissionais da audiência”, afirma Giandri.

+Informações
www.digitalglobe.com/start/saopaulo