A Força Aérea norte-americana acaba de anunciar que o sistema GPS não está a beira de um colapso. Tal informação foi anunciada esta semana em um relatório do Escritório de Contas do Governo, o braço investigativo do Congresso dos EUA, gerando dúvidas quanto ao futuro do sistema estadunidense de posicionamento por satélites.

O relatório indicava que o GPS poderia ser interrompido devido a atrasos na modernização e no desenvolvimento da constelação de satélites.

Segundo um comunicado da Força Aérea dos EUA, uma possível interrupção do serviço GPS está totalmente descartada nos próximos anos. O governo estadunidense planeja investir 5,8 bilhões de dólares, em satélites e estações em solo, até 2013.

Existem hoje 31 satélites GPS ativos em órbita da Terra, sendo que pelo menos 24 veículos são necessários para prover serviços de posicionamento e navegação em todo o globo. Está previsto um lançamento de satélite GPS em agosto de 2009, e outro em 2010.

Twitter

O serviço de microblog Twitter foi usado para a comunicação com a comunidade. O porta-voz da Força Aérea dos EUA, Dave Buckman, postou na página da AFSpace a seguinte mensagem: "No, GPS will not go down. GPS isn’t falling out of the sky".