A consultoria Gartner aponta quais as oito tendências em mobilidade para os anos de 2009 e 2010, com base na última rodada de conferências realizadas no mundo.
São elas:
Bluetooth 3.0
Em mercados desenvolvidos como Europa Ocidental, 95% dos celulares e outros dispositivos móveis terão bluetooth em 2011. Em todo o mundo, oito em cada dez aparelhos terão a tecnologia.
Interfaces móveis de usuário
Fabricantes devem acirrar a concorrência com o uso das interfaces como diferenciais em seus produtos. Interfaces inovadoras e diversificadas tornarão o desenvolvimento e suporte a aplicações business-to-employee (B2E) e business-to-consumer (B2C) mais complexos.
Tecnologias de localização
O GPS será uma tecnologia importante, mas não universal. A disponibilidade de aplicações de mapeamento nesses dispositivos (como Google Maps ou Nokia Maps) facilitará o desenvolvimento de aplicações voltadas à localização. Tecnologias Wi-Fi que podem identificar a localização de um dispositivo ou etiqueta de identificação Wi-Fi já estão maduras o bastante para uma adoção em maior escala.
O Gartner prevê que, no futuro, a localização será um componente-chave de aplicações de presença móvel e de redes sociais móveis. Entretanto, as empresas que fornecem tais aplicações deverão estar atentas às questões de privacidade e segurança.
802.11n
Esse padrão permite taxas de transferência Wi-Fi entre 100 Mbps e 300 Mbps e provavelmente definirá a performance Wi-Fi por muitos anos.
Telas
As tendências são as telas de pixels ativos, como OLED, que permitem consumo de bateria até 70% menor; telas passivas como e-ink, que não consomem energia em telas estáticas; picoprojetores, que cabem na palma de uma mão.
Internet no mundo móvel
Como alternativa de baixo custo, as vantagens do custo total de propriedade combinadas com o leque de dispositivos que podem utilizá-las garantem que esta tecnologia será chave para os mercados B2E e B2C.
Banda larga no celular
Com o amadurecimento do HSPA, será possível encontrar laptops com módulos celulares internos que oferecem um desempenho superior aos cartões e placas USB.
Near Field Communication
O NFC oferece uma maneira simples e segura de comunicação para distâncias de um ou dois centímetros. Esta tecnologia está surgindo como um padrão para aplicações como, por exemplo, pagamento através de dispositivos móveis, vouchers e ingressos virtuais.
Fonte: B2B