Acaba de ser calculada uma nova solução multi-anual para a rede Sirgas de operação contínua (Sirgas-CON). O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas) tem como objetivo compatibilizar os sistemas geodésicos utilizados por todos os países da América do Sul, através da definição e estabelecimento de um referencial único com precisão compatível com a tecnologia atual de posicionamento, principalmente as associadas aos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS na sigla em inglês).

Com o nome SIR09P01, a nova solução compreeende observações no período de 2 de janeiro de 2000 a 3 de janeiro de 2009, e está disponível no site www.sirgas.org/index.php?id=154&L=1. O software usado foi o Bernese, v. 5.0. Linux.

Dados de entrada

Esta solução multi-anual se apoia nas soluções semanais semi-livres calculadas para a rede Sirgas-CON durante o período indicado. As soluções semanais, desde janeiro de 2000 até novembro de 2006, processadas inicialmente com correções relativas às variações dos centros de fase das antenas GNSS e associadas a diferentes soluções da Rede de Referência Terrestre Internacional (ITRF), foram re-calculadas, utilizando as correções absolutas publicadas pelo Serviço Internacional de GNSS (IGS) e introduzindo o IGS05 como marco de referência.

As soluções re-processadas se identificam com o prefixo SI1 no lugar de SIR, para distingui-las das soluções anteriores. A estratégia de processamento das soluções semanais, assim como os arquivos Sinex correspondentes, se encontram disponíveis no ftp do Sirgas.

Estratégia de processamento e resultados

As restrições incluídas nas soluções semanais semi-livres de entrada foram removidas de modo que se obtenham equações normais livres. Tais equações foram acumuladas e o datum geodésico foi definido mediante as condições "No Net Rotation" e "No Net Translation", con respeito às estações IGS05 incluídas no Sirgas-CON. As coordenadas e velocidades finais se referem ao marco IGS05, época 2005.0.

A precisão das coordenadas na época de referência está ao redor de +/- 0,5 milímetros na componente horizontal e +/- 0,9 milímetros na componente vertical. A precisão das velocidades se estima em +/- 0,8 milímetros por ano. Aquelas estações com períodos de operação menores que dois anos foram excluídas.

Adicionalmente, com base na análise das séries de tempo das coordenadas das estações, se identificaram descontinuidades ou mudanças na tendência linear de algumas delas, o que faz que as coordenadas ou velocidades de determinadas estações apresentem valores distintos para diferentes intervalos de tempo. Tais intervalos se incluem junto com as coordenadas e as velocidades nos arquivos correspondentes.

Contribuições

A operabilidade do Sirgas-CON se fundamenta na contribuição voluntária de mais de 50 entidades latinoamericanas e do Caribe, que têm instalado as estações e se ocupam de sua operação adequada para, posteriormente, colocar à disposição dos centros de análise a informação observada.

+Informações
www.sirgas.org
sirgas@dgfi.badw.de

Com informações de Claudio Brunini e Laura Sanchez, presidente e vice do Sirgas, respectivamente