A primeira etapa do Ranking Motorola de Cidades Digitais foi concluída, com a seleção das 25 cidades latino-americanas finalistas. Realizada pela Convergencia Research entre fevereiro e abril deste ano, a pesquisa analisou 150 cidades em 15 países da América Latina.
Foram selecionadas as 25 cidades que obtiveram as pontuações mais altas (em ordem alfabética):
– Argentina: Buenos Aires, Marcos Paz e San Luis
– Brasil: São Paulo e Salvador
– Chile: Santiago, San Joaquín, Puerto Montt, Viña del Mar, La Serena e Las Condes
– Colômbia: Bogotá e Medellín
– México: Guadalajara, San Pedro Garza García, Mérida, Chihuahua, Tuxtla, Boca del Río e San Nicolás de los Garza
– Peru: Callao e Los Olivos
– Venezuela: Chacao-Caracas e Valência
– Uruguai: Florida
A avaliação levou em consideração parâmetros como: infraestrutura de banda larga na cidade (acessos e tecnologias); usuários de internet; existência de diferentes tipos de planos (digitalização de processos, e-governo, conectividade e financiamento); tecnologias utilizadas para oferecer acesso à internet nas repartições públicas; número de funcionários conectados; repartições interconectadas em uma mesma rede; disponibilidade de serviços para o cidadão por meio de um site municipal; telecentros; redes sem fio gratuitas; e pontos de acesso.
As 25 cidades que obtiveram a maior pontuação passaram para a segunda e última etapa do Ranking Motorola, na qual será medido o nível de interação digital entre Estado, indivíduos e empresas.
+Informações
www.ciudadesdigitales.convergencia.com
