A Nasa lançou, no dia 18 de junho, um foguete Atlas levando a bordo as sondas espaciais Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e Lunar Crater Observation and Sensing Satellite (Lcross).
As duas sondas representarão a maior pesquisa da Lua feita desde o fim dos voos tripulados e o passo final necessário para o retorno do homem à Lua, planejado para o início da próxima década.
A LRO chegará na Lua na terça-feira, às 6h43, no horário de Brasília. A sonda entrará em uma órbita elíptica para ativação e checagem dos instrumentos. Seis dias depois, entrará em uma órbita circular polar de baixa altitude para começar sua missão, com a primeira etapa prioritária prevista para durar 12 meses. Na sequência, ela continuará coletando dados científicos por mais três anos.
Os sete instrumentos científicos da LRO fornecerão dados essenciais para o retorno do homem à Lua, incluindo o primeiro mapeamento tridimensional do relevo lunar, com a indicação dos pontos de pouso mais seguros e mais promissores para novas pesquisas científicas. A localização de recursos minerais, que poderão ser úteis às futuras missões e o mapeamento da radiação ambiental também estão os objetivos prioritários da missão.
Fonte: Inovação Tecnológica