A Secretaria de Segurança Pública do estado do Espírito Santo está usando a tecnologia para combater a criminalidade na região.
Por meio de um sistema de informação geográfica, o órgão criou um mapa das ocorrências e implementou uma ferramenta que vai permitir aos gestores trabalhar os dados de diferentes formas, cruzando informações e gerando relatórios que são fundamentais para tomar medidas efetivas de prevenção e repreensão ao crime.
Considerada uma das regiões mais violentas do Brasil, o estado iniciou, em 2003, um plano para reestruturar a segurança pública. A tecnologia da informação é um dos pilares do projeto, que ainda prevê ações na área de recursos humanos e mudanças organizacionais.
Tendo como parceira a empresa Imagem, especializada em soluções de inteligência geográfica, a secretaria foi capaz de cruzar dados geográficos com as ocorrências policiais e do corpo de bombeiros, criando um “Mapa do Crime”, que aponta as regiões com maiores índices de ocorrências. Com os dados estruturados, o órgão partiu para a segunda fase do projeto, na qual foi criada uma ferramenta, baseada em web, que permite aos usuários acessar e manipular as informações. O sistema possibilita a geração de mapas e relatórios utilizando, inclusive, indicadores socioeconômicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para aprofundar as análises.
Fonte: ComputerWorld
