O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em 2007, que os veículos nacionais e importados fabricados a partir de agosto deste ano deverão, obrigatoriamente, sair das concessionárias equipados com um dispositivo antifurto que possibilite bloqueá-los e rastreá-los. Porém, uma liminar, concedida pela Justiça Federal, em abril, suspendeu essa decisão.

Como existem pedidos para a revogação da liminar tramitando na Justiça, tanto a indústria automobilística como as empresas de rastreamento e monitoramento de veículos estão trabalhando para cumprir a tempo a Resolução 245. Mesmo assim, existem algumas dúvidas relacionadas à sua operacionalização e gerenciamento.

Expo GPS

Entre os dias 21 e 23 de julho, o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, receberá a segunda edição da Expo GPS, feira e congresso latino-americano de localização e rastreamento.

Simultaneamente ao Expo GPS será realizado o I Seminário de Gerenciamento de Risco e Rastreamento – Gristec. O painel "Resolução 245 do Denatran – Cenário Atual sobre rastreamento e monitoramento de veículos", no dia 21 de julho, contará com a palestra inicial feita por Antônio Sérgio Calmon, porta-voz do Denatran, e os debatedores convidados serão Adhemar Fujii, consultor da FenSeg; Sergio de Oliveira, da Abraciclo; Flávio Sakai, representante da Continental, e Artur Couto, gerente de vendas da Motorola. Mário Roberto Vassallo, diretor da Controlsat, ficará responsável por moderar o encontro.

+Informações
www.expogps.com.br
secretaria.geobr@reedalcantara.com.br
(11) 3634-3298