O segundo dia dos encontros GEO Summit Latin America e Expo GPS, que acontecem até hoje, dia 23 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, trouxe palestras com temas concorridos e que resultaram em auditórios repletos de executivos de todo o Brasil.

Um dos grandes destaques do Expo GPS foi o debate “Soluções e Proposições das Tecnologias e Monitoramento”, que abordou a evolução dos sistemas de monitoramento na gerência de risco. Durante a palestra os executivos convidados discutiram sobre as aplicações de localização de uma carga até as informações de telemetria do veículo, evitando roubos e prevenção de acidentes. O avanço das tecnologias para sistemas de rastreamento e monitoramento também foi um dos focos do painel. A apresentação foi feita por Daniel Russi, diretor da Sascar.

O debate “Serviços de localização e Mobilidade – Tendências” reuniu grandes especialistas, como Eduardo Grizendi, professor titular da Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações; Fausto Zucchelli, presidente da Sotrange Transportes; Ítalo Romani de Oliveira, professor associado do Centro Estadual de Ensino Técnico Paula Souza; e Augusto Olavo Leite, assistente técnico da Secretaria de Estado dos Transportes.

Durante o painel, Ítalo Romani de Oliveira falou sobre o uso de GPS na aviação, cujo objetivo é ser uma fonte para confirmação de dados e plano de vôo. O especialista discorreu também sobre o GNSS (Global Navigation Satellite System),  uma das tecnologias mais avançadas, que surgiu recentemente, e que possibilita a obtenção contínua de informações sobre todas as aeronaves em vôo ao redor do planeta, pouso em condições de visibilidade e condições meteorológicas extremamente baixas. No final da palestra, o executivo Augusto Olavo Leite destacou a implantação de rota de navegação em hidrovias e a sua importância.

Durante a tarde foram discutidas as novas soluções para a navegação, além da identificação da rotina de trânsito por meio do GPS e as diferentes áreas de mercado que esta tecnologia está alcançando. Os palestrantes Wagner Pacífico, da Multispectral; André Carvalho, porta-voz da Connectis; Carlos Roberto Borges, da Movix; e Cassio Rosseto, da Geologistica, apresentaram novas tecnologias que reafirmaram como o GPS torna a localização do usuário importante.

Já o GEO Summit apresentou um painel sobre as tendências globais do sensoriamento remoto aéreo, que contou com a presença de Edmilson Volpi, da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos; Matheus Zonete, da Savcor; Philippe Simard, da SimActive; Ron Roth, da Leica Geosystems; e Adriano Huget, que lançou um novo produto, a Ortofoto Volumetria. A novidade é uma modelagem 3D de todos os detalhes, inclusive laterais, presentes nas cenas representadas.  “Com novidades como estas, o grau de fidelidade do mundo real no virtual caminha para ser uma representação perfeita de nosso mundo concreto", afirma Adriano.

A palestra "Expectativas e necessidades dos transportes de embarcadores" chamou a atenção por tratar de um tema cada vez mais importante em nosso dia a dia: a segurança. O painel fez parte do 1º Seminário de Gerenciamento de Riscos, uma parceria entre a Expo GPS e a GRISTEC – Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento.

Os responsáveis pelo painel foram Ana Lúcia Prandini da Controlsat: Geraldo Vianna e Cel. Paulo Roberto de Sousa, ambos da NTC; Helio Mathias, da Ouro Verde; Cláudio Bulgarelli, porta-voz da OnixSat; Dênis Teixeira, da Sul América; e Braz Malavazzi, da Zatix. No encontro ficou clara a evolução da tecnologia ligada à segurança na área, uma vez que ferramentas de transporte que se usavam há 10 anos ficaram em segundo plano. Foram apresentadas necessidades do setor para o gerenciamento de risco e Geraldo Vianna deixou clara a importância da segurança, que é um fator que faz com que as empresas tenham lucro, prejuízo e, até mesmo, permaneçam no mercado.