A Logica, líder em serviços de IT e gestão de negócio, anunciou recentemente a conquista de mais um projeto inovador no setor de Utilities: a implementação do Projeto Manancial na Cesan, Companhia Espírito Santense de Saneamento.

O principal objetivo deste projeto, baseado no sistema ERP (Enterprise Resource Planning), é a implantação dos sistemas BackOffice da empresa, em plataforma SAP, para a integração dos processos de gerenciamento empresarial.

As atividades de implantação da solução serão desenvolvidas ao longo de nove meses, a serem conduzidas nas instalações da Cesan, em Vitória e no escritório da Logica, em São Paulo.

Para Edmar Zorzal, executivo da Cesan e gerente do projeto, a dedicação exclusiva da equipe e a experiência dos consultores são fundamentais para garantir o sucesso do Projeto. “Vamos implantar na Cesan a melhor ferramenta de ERP do mundo, utilizada pelas maiores empresas. Essa garantia, aliada ao comprometimento de nossa equipe e à experiência dos consultores, nos permite um processo muito tranqüilo de transição”, sintetizou ele.

A previsão é que o Projeto Manancial esteja implantado até abril de 2010. A licitação para definir os fornecedores deste projeto foi iniciada em 2008, onde se definiu o consórcio de empresas vencedoras, dentre elas a SAP, referência mundial, que já implantou sistemas ERP em grandes companhias como Petrobras, Volkswagen, Votorantim, Copasa, entre outras. A Logica, por sua vez, é responsável pela gestão do projeto, entre outras atividades.

Com esta implementação, a Cesan se torna pioneira do setor governamental do Espírito Santo na implantação de ferramentas para administração integrada e com informações em tempo real. Apesar de tratar-se de um projeto interno da empresa, o Projeto Manancial também vai trazer benefícios para a população. Com a modernização dos processos, a Cesan terá mais agilidade para a tomada de decisões, inclusive no planejamento de implantação, ampliação e manutenção dos sistemas de saneamento. Também haverá mais eficiência na utilização dos recursos públicos.

Os sistemas ERPs são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional, abrangendo processos de finanças, contabilidade, recursos humano, operação, compras, entre outros. Ou sob a perspectiva sistêmica, no processamento de transações, sistemas de informações gerenciais e de apoio a decisão. Em termos gerais, os ERPs são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma organização, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

+Informações
www.logica.com.br