A Mineropar está participando da construção da Base Hidrográfica do Paraná na escala 1:50.000. Trata-se de um trabalho inédito pela sua atualidade de informações, provenientes do mapeamento topográfico executado pelo Paranacidade, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e na metodologia adotada pela Agência Nacional de Águas (ANA) que padroniza as informações hidrográficas do país.
 
Além da base hidrográfica unificada com informações associadas (nomes e tipos de rios, lagos e lagos, entre outros), o trabalho será composto de mais dois produtos: as bacias do Estado geocodificadas e a Rede Hídrica Unificada para o uso em Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
 
Os trabalhos foram iniciados em outubro de 2008 com consultorias mensais da ANA e deve ser concluído no mês de dezembro. Participam da construção da Base Hidrográfica do Paraná um grupo de trabalho multi-institucional e multidisciplinar formado por um analista de sistemas, um geólogo, dois geógrafos, dois engenheiros agrônomos e sete engenheiros cartógrafos.
 
Além da Mineropar, participaram da equipe a Suderhsa, Sanepar, Copel, Instituto de Terras e Carta Geodésica (ITCG), Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Emater/PR, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Paranacidade e Copel.
 
Fonte: BemParaná / Abec-SP