A primeira proposta do projeto de Macrozoneamento da Amazônia Legal deverá ser apresentada em quarenta dias, na sede da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, cidade do interior de São Paulo.

A previsão foi anunciada durante a 20ª Reunião da Comissão Coordenadora, liderada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que reuniu esta semana, em Brasília, diversos ministérios e o Consórcio ZEE, formado por instituições federais.

Depois da apresentação, a proposta será discutida com os representantes da comissão e do consórcio para posterior debate com representantes da sociedade civil, dos segmentos industriais, agrícola, comunidades tradicionais, entre outros.

No encontro, também ficou definido um cronograma de trabalho para construção do projeto de zoneamento da região composta por nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Pará), que deve ficar pronto até o final do ano.

Paralelamente à elaboração do projeto pelo MMA, projetos de zoneamento ecológico-econômico estão sendo levantados por iniciativas estaduais, regionais e locais pelos respectivos estados da região.

O Programa de Zoneamento Ecológico-Econômico pretende criar condições para assegurar a manutenção da capacidade produtiva dos ecossistemas regionais como condição para o desenvolvimento sustentável.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MMA