O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), realiza, na próxima quinta-feira (3), a partir das 16 horas, o lançamento oficial do SIG Irga. O lançamento acontece na Casa do Irga, durante 32ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O SIG Irga é um Sistema de Informações Geográficas desenvolvido pela empresa gaúcha Codex Remote. A ferramenta foi elaborada especialmente para as informações sobre o arroz irrigado no Estado.

Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, o objetivo é disponibilizar aos técnicos, e produtores informações do setor produtivo, no que se refere à área cultivada, produção, produtividade, custo de produção, entre outras. "O espaço reúne detalhes de informações organizadas em um lugar só, o que facilita o acesso às informações de pessoas interessadas e ligadas ao setor", explica.

SIG IRGAO Sistema integra todos os dados técnicos referentes à cultura do arroz, como área plantada, área colhida, produtividade, consumo, tipos de cultivares, preços, regiões produtoras, em uma representação geográfica, através de mapas interativos, gráficos e relatórios, apresentando todos os municípios classificados por cores de acordo com os valores dos dados. Todas as informações visualizadas podem ser impressas no formato de relatórios, gráficos ou mapas temáticos.

Através do SIG Irga, é possível, por exemplo, analisar e fazer comparações referentes ao histórico de produção e produtividade, incidência de fatores adversos, o preço aplicado, a área perdida e a visualização da distribuição espacial das variedades.

A importância desse sistema está, principalmente, no fato de que ele auxilia na tomada de decisão por parte tanto do Instituto quanto dos produtores associados, favorecendo também a otimização do trabalho, uma vez que a base de dados está totalmente integrada e as atualizações podem ser realizadas pelos próprios técnicos do Instituto, em cada uma das regionais atendidas.

Um dos diferencias do sistema está na alimentação dos dados que pode ser realizada pelos técnicos ainda em campo, através de celular ou Palmtop (PDA). Através dessa tecnologia, o trabalho torna-se mais fácil, ágil e otimizado, fazendo com que os dados coletados cheguem de forma mais rápida e precisa aos destinatários – Instituto, produtores e demais interessados.

O Sistema, que foi implementado pela empresa Codex Remote, especialista em geotecnologia, será disponibilizado através do website do Instituto a todos os produtores e demais interessados nos dados referentes à cultura do arroz no Rio Grande do Sul.

+Informações
www.irga.rs.gov.br
www.codexremote.com.br