O Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos – Geodesastres, instalado no Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/Inpe), em Santa Maria, está colaborando com o Ciclo de Capacitação para Agentes Municipais de Defesa Civil.

Por meio do convênio com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o Geodesastres participará de todos os cursos, no total de 11, do Ciclo de Capacitação. Os pesquisadores do Núcleo apresentam palestras sobre o uso de geotecnologias para a prevenção, monitoramento e mitigação de desastres naturais, bem como os resultados de pesquisa e projetos de aplicações desenvolvidos pelo Geodesastres sobre inundações e estiagem na região Sul do Brasil.

Uma das palestras fala das adversidades climáticas que provocam desastres naturais, com ênfase nas que ocorrem na região Sul do Brasil. Para esta, a equipe do Geodesastres contou em algumas ocasiões com a colaboração de alunos do curso de doutorado em meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), porém atualmente também esta disciplina é ministrada nos cursos da Defesa Civil pelo meteorologista do Núcleo.

O curso da Defesa Civil capacita agentes para planejamento e operacionalização de ações de defesa nos municípios. Destacando Prevenção, Preparação, Resposta e Reconstrução, tem foco na ação em situações de emergências de origem natural ou humana. Serão 11 cursos, abrangendo agentes de todos os 496 municípios do Rio Grande do Sul.

Já foram realizados sete cursos – em Vacaria, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz, Ijuí, Cruz Alta e Erechim, capacitando um total de 477 agentes de 264 municípios.  Serão ainda promovidos cursos em Santiago, Cachoeira do Sul, Livramento e Novo Hamburgo.