A Copa de 2014 pode gerar 65 bilhões de reais em renda. Esta é a estimativa de uma consultoria contratada pelo Comitê Organizador Local (LOC), entidade criada pela Fifa para organizar o Mundial do Brasil.
Segundo cálculos da consultoria, durante a Copa o país receberá aproximadamente 600 mil turistas, que gastarão 5,5 milhões de dólares ao longo de 15 dias. Ainda de acordo com a consultoria, o Mundial promoverá um aumento de 20% no fluxo de turismo entre 2009 e 2014.
As informações foram reveladas pelo diretor do Departamento de Planejamento de Programas Sociais do Ministério do Planejamento, Mauro Cezar Nogueira Nascimento, em audiência pública promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre os preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
Nascimento também afirmou que o governo federal é fiador de uma série de contratos firmados com a Fifa para investimentos em estádios e infraestrutura das doze cidades que receberão os jogos, além de firmar uma série de compromissos, como facilitar a passagem pelas fronteiras e conceder isenção tributária para redes de comunicação.
Segundo Nascimento, o governo federal está promovendo uma série de reuniões com representantes das cidades-sede dos jogos. Nesta primeira etapa, estão sendo identificados problemas nos estádios e no transporte urbano, em portos, aeroportos e na rede hoteleira. A próxima etapa será dedicada à promoção turística, com foco na imagem que o País quer transmitir com a Copa.
Fonte: Agência Câmara