Na próxima quarta-feira (30), às 14 horas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inaugura o “Laboratório de Captura de CO2” e a “Estação de Sensoriamento Remoto Marinho”, em Cachoeira Paulista (SP).
Além dos cientistas e técnicos envolvidos, estarão presentes dirigentes do Inpe e da Petrobras, que financiou projetos para essas novas instalações.
Os projetos de monitoramento marinho e de captura de CO2 atuam de forma independente. Vinculado à Rede Temática de Mudanças Climáticas, o Laboratório desenvolverá tecnologias para a captura e o armazenamento seguro e econômico do gás CO2 emitido nos processos de combustão para geração de energia.
Já a Estação de Sensoriamento Remoto, inserida na Rede Temática de Monitoramento Ambiental Marinho, irá receber, processar e distribuir em tempo quase real dados de satélites para a detecção de poluentes na superfície do mar, estudo de ecossistemas e recursos naturais marinhos e, ainda, estimar parâmetros como direção e intensidade de correntes e campo de ventos, altura de ondas, entre outros.
+Informações
www.inpe.br