A Comissão Europeia anunciou ontem o lançamento oficial do serviço aberto do Egnos, o Sistema Europeu Complementar Geoestacionário de Navegação, ao qual podem agora acessar gratuitamente as empresas e os cidadãos.
O Egnos é o precursor da Europa para a navegação por satélite do Galileo, o sistema mundial que a União Europeia está desenvolvendo.
Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão responsável pelos transportes, declarou que "a partir de hoje, as empresas e os cidadãos europeus passam a beneficiar de um sem número de aplicações melhores e de novas oportunidades tornadas possíveis graças a sinais de navegação mais precisos. Estamos lançando a primeira pedra de um futuro muito próximo".
Egnos
O Egnos é um sistema complementar baseado em satélites, que aumenta a precisão dos sinais de navegação por satélite na Europa: a precisão dos atuais sinais GPS passa de dez para dois metros.
O sistema oferece vantagens tanto para as empresas como para os cidadãos europeus. Pode servir de suporte a novas aplicações em diversos setores, como o da agricultura, por exemplo para a aplicação de fertilizantes com elevada precisão, ou o dos transportes, para as portagens rodoviárias automáticas ou os sistemas de seguro pago por utilização. O Egnos pode igualmente servir de suporte a serviços de navegação pessoais muito mais exatos, para utilizações quer gerais quer específicas, de que são exemplo os sistemas para guiar invisuais.
O Egnos será certificado para utilização na aviação e em outras áreas em que a segurança é crítica, em conformidade com o regulamento relativo ao céu único europeu. Em breve estará disponível também um serviço de salvaguarda da vida humana.
Tanto o serviço aberto como o serviço de salvaguarda da vida humana são fornecidos a título gratuito e a União Europeia compromete-se a financiar o Egnos no longo prazo, mesmo depois de o Galileo estar operacional, o que implica o alargamento do seu âmbito geográfico dentro do raio de cobertura dos três satélites envolvidos.
+Informações
www.gsa.europa.eu/go/egnos
www.galileoic.org/la