A CPE, empresa que atua desde 1974 na área de locação e venda de equipamentos topográficos, apresenta ao mercado brasileiro de mineração o laser scanner terrestre LMS-Z620 da marca RIEGL e a estação total de alta precisão GD5 da Geodetic.
Os equipamentos foram destaque na Exposição Internacional de Mineração – Exposibram 2009, realizada simultaneamente ao 13º Congresso Brasileiro de Mineração entre os dias 21 a 24 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte (MG). A Exposibram é considerada, hoje, o maior e mais completo evento na área de mineração no País e no continente sul-americano.
Laser scanner
Com destaque no estande da CPE Tecnologia, o sistema laser scanner terrestre RIEGL LMS-Z620 é composto de um equipamento de alta performance e longo alcance para escaneamentos tridimensionais, um software para o tratamento e operação dos dados e uma câmera digital de alta resolução.
O sistema contém funcionalidades que auxiliam no processamento automático ou semi-automático dos dados escaneados e das imagens, para geração de produtos como superfícies texturizadas ou ortofotos com informações de profundidade, que servem de base para análises de geotecnia e medição de minas, entre outras aplicações.
Projetado especialmente para aquisição rápida de imagens 3D de alta qualidade, até mesmo sob condições ambientais adversas, o laser scanner RIEGL LMS-Z620 é um sensor robusto e totalmente portátil, ideal para trabalhos no setor de mineração.
Um notebook com Windows, juntamente com o pacote do software RiSCAN PRO, permite ao usuário adquirir instantaneamente dados 3D de alta qualidade no campo e acessar uma variedade funções de registro, pós-processamento e exportação de dados.
Dentre as características técnicas do laser scanner RIEGL LMS-Z620, destacam-se a taxa de medição de até 12 mil pontos por segundo, o campo de visão de 80 por 360 graus, repetibilidade de até quatro milímetros, alcance de 1,2 quilômetro com laser Classe 1 e interface de dados TCP/IP para transmissão de dados via wireless.
Estação total
Com alta precisão na aquisição de dados, a estação total GD5 da marca Geodetic é ideal para o setor de mineração. Dentre os diferenciais do equipamento destacam-se a memória interna para 44 mil pontos e a leitura de 1". A estação possui teclado alfanumérico, compensador duplo e prumo a laser.
Para mapear áreas de minas, a estação total conta com alcance de cinco mil metros com prisma, 300 metros sem prisma e 800 metros utilizando um alvo. Ideal para trabalhos em ambientes hostis, o equipamento é resistente a choques e à prova d’água.
Para comunicar-se com outros periféricos, a estação total conta com várias opções de comunicação, como porta serial, USB ou cartão SD.
O software interno ao equipamento permite medição de pontos inacessíveis, distâncias e desníveis, cálculo de áreas, definição de pontos e retas, obtenção de coordenadas de pontos ocupados e utilização em estradas, tudo isso em campo, sem a necessidade de trabalho posterior em escritório.
+Informações
www.cpetecnologia.com.br