A Comissão Europeia declarou recentemente a entrada em operação do serviço aberto do sistema Egnos para uso civil.

O Egnos é o precursor do Galileo, e seu anúncio marca um passo importante no Programa Europeu de GNSS. Além disso, abre o caminho para que os Programas Egnos e Galileo sejam realidade em um futuro próximo.

Cooperação

A Cooperação Internacional representa uma importante dimensão dos Programas Europeus de GNSS. A Autoridade Supervisora de GNSS (GSA), que comanda o desenvolvimento e pesquisa das atividades do Galileo no 7º Programa de Pesquisa, tem como prioridade a Cooperação Internacional.

Tal cooperação científica e tecnológica possibilita à Europa e a outros países se beneficiarem ao mesmo tempo do conhecimento e competência transferidas.

Mais especificamente, um forte componente da Cooperação Internacional é levado em conta na integração entre a América Latina e a Europa, suportada desde 2005 pelo Centro de Informações Galileo e suas atividades disseminadas nas regiões.

Neste contexto, o Centro de Informações Galileo organiza o Encontro Galileo para Indústrias, a ser realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nos dias 24 e 25 de novembro, em São José dos Campos (SP).

Participe!

O Centro de Infromações Galileo, supervisionada pela GSA, lhe convida a participar do Encontro Galileo para Indústrias, com o objetivo de promover a Cooperação Internacional do Programa Galileo. Para participar, acesse este link.

Setores públicos e privados, organizações de pesquisa e representação de governos, que tenham a necessidade de divulgar as oportunidades colaborativas e de se envolver na Aventura Galileo, são bem-vindos.

O Encontro Galileo para Indústrias tratará dos seguintes temas:
– Apresentar um olhar diferente sobre o atual estado dos Programas Egnos e Galileo de satélites europeus;
– Descrever a atual situação do GNSS no Brasil, em termos de capacidades e planos e perspectivas;
– Apresentar o alcance internacional atual das atividades na América Latina;
– Desenvolver uma rede de contatos e constituir parcerias na região.

+Informações
www.galileoic.org/la

Sobre o Consórcio Latino

Em 2005 foi criado o Consórcio Latino e o Centro de Informações Galileo na América Latina, formado pelo principal centro, no Brasil, e pelo Centro Virtual www.galileoic.org. O objetivo do GIC é de disseminar informação sobre o Egnos e o Galileo, para melhorar a informação entre usuários e investidores, estabelecer a necessidade de ligação e facilitar a introdução do serviço de GNSS Europeu e aplicativos na região. O consórcio é formado pelas entidades públicas e privadas: MundoGEO; CRECTEALC Campus Brasil e Campus México; SIS GNSS; Argentina Chamber of Commerce; Brazilian Bureau for International Cooperation with Europe; e Pildo Labs.

Sobre a GSA

A GSA é a agência da Comunidade Europeia responsável pela direção do interesse público do Egnos e Galileo, incluindo atividades de Pesquisa & Desenvolvimento dos programas. Na região da América Latina, a GSA investe e gerencia o Latino, assim como os projetos Celeste, Flare e Gacela.