Representantes do governo federal se reuniram hoje, quarta-feira (4/11), em Brasília, para um balanço do Mutirão Arco Verde Terra Legal, que encerrou suas atividades neste final de semana nos municípios de Mucajaí (RR) e Parnaíta (MT).

Durante quatro meses e meio, a caravana percorreu os 43 municípios responsáveis por mais da metade do desmatamento da floresta amazônica.

A reunião deve orientar o encontro nacional de avaliação da primeira etapa do mutirão, marcado para os dias 11 e 12 de novembro, em que serão discutidas as estratégias de monitoramento para implementação das cerca de 2,4 mil ações e compromissos propostos para diversificar a base da atividade produtiva com a adoção de um padrão tecnológico para evitar o desmatamento.

A ideia é detalhar as ações, definindo meios, prazos, metas e cronogramas, que vão permitir que os órgãos federais fiscalizem a implementação de cada projeto. Também está prevista para o dia 12/11 a apresentação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM), que passará por revisão.