Fundado em 21 de outubro de 1838, com o patronato de D. Pedro II, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) surgiu da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira, que há pouco havia conquistado a sua independência.  

Considerada a mais antiga e tradicional instituição de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil, o Instituto reúne um significativo acervo bibliográfico, hemerográfico, arquivístico, iconográfico, cartográfico e museológico.
 
Com milhares de peças, entre livros e folhetos nacionais e estrangeiros, a biblioteca recebeu valiosas doações, especialmente do imperador D. Pedro II, como Os Lusíadas, parte da coleção Thereza Christina.
 
A hemeroteca teve início com o primeiro número da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que vem sendo publicada ininterruptamente desde a sua criação, em 1839. Dos periódicos, destacam-se os ilustrados do século XIX: Semana Ilustrada, com desenhos de Henrique Fleiuss; Revista Ilustrada e Don Quixote, ambos de Ângelo Agostini.
 
Em seus arquivos, o IHGB possui numerosos autógrafos de D. Pedro II, em seus exercícios de caligrafia, rascunhos de poesias e esboços de desenhos feitos durante as reuniões do Instituto. Nesse conjunto de documentos oficiais e particulares, encontra-se o curioso processo judicial contra as formigas, aberto pelos frades do Convento Santo Antônio, no Maranhão, no início do século XVIII. Os religiosos se sentiam prejudicados pela ação das formigas e as processaram por furtar a farinha da despensa e por abrirem trilhas subterrâneas que ameaçavam a segurança do edifício.  Além, é claro, de numerosa documentação que embasa a História do Brasil.
 
Pela excelência e raridade do seu acervo, o IHGB é uma significativa fonte de pesquisa para aqueles que se dedicam ao estudo da cultura e história do Brasil. O Instituto realiza conferências, exposições, cursos e congressos. O seu patrimônio documental está à disposição do público durante todo o ano, de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h.