A Imagem promoverá no próximo dia 18 de novembro uma gincana educativa com cerca de 350 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da escola Monteiro Lobato, em São José dos Campos. A iniciativa faz parte da programação do GIS Day, evento mundial incentivado pela Esri e realizado simultaneamente em mais de 70 países.

Para o GIS Day em São José dos Campos, a Imagem preparou um “rali” com 12 provas didáticas e interativas que envolvem conhecimentos sobre geografia, disciplina e espírito de equipe. Os estudantes serão divididos em 24 equipes, compostas por alunos de todos os anos, que deverão percorrer um trajeto de 4 quilômetros, situados dentro da fazendo Estância São Dimas, no tempo pré-estabelecido de 5 horas.

Cada grupo fará um percurso diferente, com largada e chegada distintas, passando por 12 postos de controle, onde ocorrerão as provas. Para chegar a cada posto, os times terão que se orientar por meio de um mapa do local. O vencedor está definido pela performance das equipes durante a gincana, mas quem extrapolar o tempo estipulado por pontos.

Exceto o suporte e monitoria dos professores para que a atividade ocorre normalmente, os competidores terão assistência especializada da Imagem e da Surface, detentora da maior base de dados geográficos da América Latina, apenas na prova de “trabalho de campo”, na qual cada equipe terá o desfio de mapear um alvo (nascente, rio, estrada ou lago) utilizando um equipamento GPS.

Nas outras atividades o objetivo é que os alunos ponham em prática os conhecimentos obtidos nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental com a utilização dos sistemas de informações geográficos instalados no Laboratório de Geoprocessamento do colégio.

Ensino baseado em geotecnologia

Iniciado em agosto de 2006, o “SIG na Educação” está formando, no fim deste ano letivo, sua 1ª turma de alunos no Colégio Monteiro Lobato, de São José dos Campos (SP). Desenvolvido em parceria com a Imagem, o projeto criou um método pioneiro de ensino, utilizando o apoio de soluções SIG, para as aulas de Geografia entre o 6° e 9° ano do Ensino Fundamental.

Com a ajuda de imagens de satélite e SIG, os alunos do Colégio Monteiro Lobato criam, editam e analisam mapas geopolíticos brasileiros (climáticos, de relevo, demográficos, de renda por capita entre outros) e aplicam na prática o que eles aprendem na sala de aula. “O mais importante não é a criação do mapa e sim a metodologia utilizada, que integra o conteúdo de ensino clássico com uma abordagem dinâmica e interativa”, afirma Marcos Covre, diretor Comercial da empresa.

O executivo afirma ainda que o trabalho de edição feito pelos estudantes é igual ao que um profissional GIS realiza no dia-a-dia. “Após o GIS Day, os alunos do 9° ano irão criar um mapa no estilo do Google Earth, georreferenciando uma imagem de satélite da área com os dados mapeados durante a prova ‘trabalho de campo’. Este desafio será um tipo de graduação para a 1ª turma que estamos formando”, explica Covre.

Para a implantação do “SIG na Educação” no Colégio Monteiro Lobato, foi criado no início do projeto um Laboratório de Geoprocessamento, equipado com 20 computadores (para atender a cada 2 alunos durante as aulas) com solução ArcGIS da Esri (empresa norte-americana e líder mundial nesta tecnologia) e base de dados de ao menos 10 municípios de interesse já instaladas.