A Engemap, desenvolvedora de soluções de geoinformação, e a DigitalGlobe, fornecedora de produtos provenientes de satélites, reuniram trinta executivos em um café da manhã com o vice-presidente de vendas da DG, David Singer.

O evento exclusivo e em pequeno formato, dedicado a clientes e parceiros previamente selecionados, aconteceu no dia 12 de novembro, no Octavio Café, em São Paulo.

O conteúdo da reunião, apresentado por Weber Pires, diretor regional da Engemap São Paulo, foi direcionado às tendências para imageamento da Terra em alta resolução, lançamento e capacidade de cobertura do novo satélite da constelação DigitalGlobe, o WorldView-2.

Com 50 centímetros de resolução espacial, o WorldView-2 atenderá demandas de observação da Terra em escala mundial, disponibilizando o recurso das quatro novas bandas multiespectrais dedicadas à análise de vegetação e saúde das plantas.

Cafe da manhã Engemap e DigitalGlobeAlém do WorldView-2, foram informadas melhorias expressivas do ImageConnect, acesso online às imagens em alta resolução através de assinatura anual para todo o território nacional ou regional, conforme a demanda.

A principal novidade é a disponibilidade de imagens com bandas multiespectrais separadas, um recurso que estará disponível nas próximas semanas. A informação foi divulgada em primeira mão por Giandri Machado, diretor de vendas DigitalGlobe para a América Latina

O ImageConnect acompanha a tendência da computação em nuvem (cloud computing), ou seja, as aplicações permanecem em servidores físicos ou virtuais, sendo acessadas a partir de uma rede.

Já David Singer, VP de vendas da DG, reforça que a adequação foi gerada a partir da demanda dos usuários potenciais de geotecnologias que necessitam armazenar grandes volumes de arquivos em rede, entre eles, imagens temporais do território.

Esta solução online facilita a localização de alvos onde o download da área para análise poderá ser feito a partir da real necessidade identificada pelo gestor do território.

“A tendência é a customização do ImageConnect com mais recursos, como por exemplo, pares estéreos, onde já podem ser estruturados a partir da demanda de um grupo de clientes”, explica Giandri Machado.

Os participantes do evento, gestores e decisores de companhias dos setores público e privado, contribuíram com ricas informações sobre aplicações das geotecnologias em seus segmentos de mercado.

César Antonio Francisco, engenheiro cartógrafo e presidente da Engemap, explicou os desafios das grandes licitações públicas e privadas para a compra de imagens de satélites no Brasil, assunto exposto por alguns participantes convidados.

Weber Pires exemplificou tecnologias disponibilizadas pela operadora de satélites DigitalGlobe vinculadas aos serviços e à especialidade cartográfica da Engemap.

Finalizando o evento, Giandri Machado reforçou a importância de reuniões como o bate-papo realizado junto à comunidade usuária de geotecnologias. “A principal missão das empresas de geotecnologias é promover a gestão do conhecimento em diversos segmentos de negócios, colaborando com a difusão de informações auxiliadoras na gestão do território”.

Mais informações no site da Engemap ou pelos telefones (18) 3421-2525 e (11) 5181-4986.