Como acompanhar e prever o processo de degradação de estruturas marítimas? Para responder, a empresa PhDSoft desenvolveu o software C4D, capaz de mapear em 4D – além dos 3 eixos da modelagem tridimensional, acrescenta-se a dimensão do tempo – plataformas e navios, detectar sinais de corrosão, ou mesmo aqueles pontos que possivelmente exigirão reparos em certo tempo, antecipando a necessidade de reparos.

O programa, elaborado para a área de segurança marítima, logo teve sua utilização ampliada para o setor de petróleo. E até o final de 2010, com recursos do edital Rio Inovação, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ganha mais um campo de atuação: as usinas nucleares. É nesse sentido que os especialistas da empresa agora trabalham, desenvolvendo as modificações necessárias para que o software possa dar conta das especificidades de mais esse setor.

Capaz de visualizar a estrutura de plataformas off-shore, acompanhar o histórico dos reparos realizados ao longo do tempo e fazer projeções de degradação com base nas medições efetuadas, a nova versão do C4D é mais leve, e pode ser usada em praticamente qualquer computador.

Fonte: Faperj