Brasil, Portugal e Moçambique estão juntos em uma iniciativa para monitorar desertificação via satélite. O objetivo do projeto  Desertwatch é desenvolver um sistema de informação suportado por imagens de observação da Terra, que permita às autoridades brasileiras, portuguesas e moçambicanas quantificar e monitorar o processo de desertificação, auxiliando-as na produção de dados críticos para reportar no âmbito da United Nations Convention to Combat Desertification (UNCCD).

A ideia é desenvolver um conjunto de cadeias de processamento que permita produzir cartografia atualizada da ocupação das terras nos ambientes áridos, semiáridos e sub-úmidos secos dos países envolvidos e consolidar os Indicadores mais expressivos dos processos de Desertificação. O objetivo final do projeto é obter uma ferramenta informática que possa ser utilizada pelos três países para atualizar todas as informações relativas a esses processos.

Juntamente com a ferramenta informática, será entregue um conjunto de mapas em formatos digital e impresso, com a ocupação das terras e indicadores de desertificação produzidos para os três países.