Ocorreu na quinta-feira 12 de novembro, no auditório 517 da Faculdade de Informática da PUCRS, o evento GEO Meeting – Tendências e Aplicações em Geotecnologia. O evento, que teve seu auditório lotado, foi promovido pela SUCESU-RS através do Grupo de Usuários GUGEO-RS.

Na ocasião estiveram presentes mais de 80 participantes, incluindo estudantes, professores, empresários, representantes do governo e demais instituições públicas que atuam nos mercados de geotecnologia e TI.

Foi um dia voltado exclusivamente para o debate e a exposição das tendências e inovações desenvolvidas na área de geotecnologia, além da apresentação das aplicações do sensoriamento remoto e de outras ferramentas em diversas áreas do conhecimento através de estudos de caso.

Na primeira palestra do dia, o consultor de Geotecnologia da empresa Codex Remote e vice-coordenador do GUGEO, André Silva Coutinho, trouxe as novidades em imagens de satélite de alta resolução espacial, abordando especificações técnicas de diversos sensores bem como a aplicação dessas imagens nos mais variados segmentos da economia.

Na sequência, um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) falou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos utilizando o sensoriamento remoto no estudo dos Recursos Naturais do Estado. Esse painel teve a participação da Professora Doutora Silvia Rolim, que apresentou o Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto da instituição; Prof Marcelo Matsuoka, que abordou aplicações GNSS; Angela Nakahori, que falou sobre a extração de MDT e aplicações; e a Professora Doutora Denise Fontana, que falou sobre seus projetos envolvendo agrometeorologia por satélite.

Ainda estiveram participando do evento, o engenheiro cartógrafo e técnico da empresa Geotécnica, Diames Conti, falando sobre equipamentos GPS para uso na certificação do Incra; o Gerente da unidade de negócios do grupo Ação, Jackson Carvalho, apresentando um tutorial de plataforma de desenvolvimento GIS para Web 2.0.

Por fim, ocorreu um mini-curso de Processamento Digital de Imagens, chamado ERDAS IMAGINE, que foi ministrado pelo engenheiro cartógrafo e mestre em sensoriamento remoto Marlos Henrique Batista, que é também diretor de engenharia da Codex Remote, empresa que representa na região sul o software ERDAS.      

O evento contou com o apoio da PUCRS, da Escola de Informática da instituição (FACIN) e teve como patrocinadores a Codex Remote – Ciências Espaciais e Imagens Digitais, a PROCEMPA e a Projuris eventos.

Devido à grande procura, uma nova edição do evento está programada para ocorrer no primeiro semestre de 2010.

+Informações: www.rs.sucesu.org.br/grupos_usuario/gugeo