Estão disponíveis na web os relatórios elaborados pelos técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Foram analisados os dados sobre raios e demais condições atmosféricas na região do sistema Itaipu no dia 10 de novembro, quando houve a interrupção no fornecimento de energia que atingiu vários estados do Brasil.

O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, apresentou as conclusões dos relatórios no dia 3 de dezembro durante reunião na Comissão de Infraestrutura do Senado, em Brasília.

O relatório sobre a incidência de raios mostra que na tarde do dia 10, horas antes da interrupção do fornecimento de energia elétrica, a rede BrasilDat registrou que as linhas de transmissão do sistema Itaipu foram atingidas diversas vezes por descargas atmosféricas com intensidades superiores a 50 kA. Já no horário da interrupção do fornecimento de energia, às 22h13, as descargas tinham diminuído consideravelmente.

A análise detalhada das descargas registradas entre às 22h10 e 22h16, próximas às linhas de transmissão de Itaipu e da subestação de Itaberá, indica a ocorrência de descargas de fraca intensidade (< 16 kA) e distantes mais de 9,2 km de uma das linhas de 600 kV e mais de 30,5 km da subestação de Itaberá. O ELAT/Inpe estimou ainda a probabilidade de que uma descarga tenha atingido diretamente cada uma das cinco linhas de transmissão de Itaipu ou a subestação de Itaberá. A probabilidade é inferior a 15% para descargas fracas, isto é, com intensidades inferiores a 25 kA. Para descargas com intensidade acima de 25 kA, as probabilidades são praticamente nulas.

Sobre as condições meteorológicas durante o dia 10 de novembro nos estados do Paraná e de São Paulo, as imagens de satélites mostram que um sistema convectivo de intensidade moderada atingiu a região de Itaberá (SP). A análise da imagem do radar meteorológico, do horário da interrupção do fornecimento de energia, indica a ocorrência de chuva intensa próxima a Itaberá. Segundo o relatório elaborado pelo CPTEC/Inpe, a situação meteorológica predominante no horário do blecaute mostrava a presença de um cavado em superfície e de uma massa de ar quente e úmida sobre grande parte do estado de São Paulo, que favoreceram a ocorrência de chuva intensa localizada sobre a região.

Acesse o relatório sobre incidência de raios ou sobre condições do tempo em 10 de novembro de 2009.