A primeira versão do Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB) foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de novembro de 2009.

O perfil MGB está previsto no Decreto Lei 6.666 que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) do Brasil como padrão de metadados a ser homologado pela Comissão Nacional de Cartografia (Concar), o qual deverá ser adotado por todos os produtores de dados geoespaciais a serem disponibilizados na INDE.

O perfil foi definido pelo Comitê de Estruturação de Metadados Geoespaciais (CEMG) da Concar. Durante 45 dias, entre setembro e outubro deste ano, o perfil ficou disponível para consulta pública. Essa etapa teve por finalidade dar transparência ao que foi elaborado e também minimizar qualquer possibilidade de equívoco, uma vez que contou com a ajuda de toda a sociedade para colaborações e observações.

Avanço

A publicação do perfil MGB era muito esperada pela comunidade de geotecnologia, pois a INDE brasileira só pode avançar a partir dessa norma.

Com informações do blog Edmar Moretti