O Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) é a infraestrutura nacional de dados espaciais e, através do seu geoportal, permite pesquisar, visualizar e explorar a informação geográfica sobre o território nacional, produzida pelas entidades oficiais e também por privados. É igualmente um espaço de contato para dinamizar, articular e organizar as actividades ligadas a esta temática em Portugal e no contexto da directiva europeia Infrastructure for Spatial Information in Europe (Inpire).
Este sistema foi selecionado para ser um dos doze finalistas do Prêmio Europeu da eSDI-Net+ que reconhece as Melhores Práticas em Infraestruturas de Dados Espaciais.
A cerimônia dos prêmios de boas práticas de projetos de infraestruturas de dados espaciais (eSDI-Net+ Award Ceremony) realizou-se em Turim, a 26 e 27 de novembro. Houve um total de 135 candidaturas, de 26 países europeus, tendo sido selecionados 12 projetos finalistas, representando 9 países, os quais foram apresentados no âmbito desta cerimônia.
No final o júri decidiu que, pela excelente qualidade e diversidade dos projectos apresentados, todos eles deveriam ser considerados um exemplo de boas práticas para a definição e implementação de infraestruturas de dados espaciais na Europa.
Reconhecimento
O SNIG, projeto pioneiro ao nível mundial neste domínio, viu a sua orientação estratégica e os seus desenvolvimentos recentes reconhecidos no âmbito deste prêmio, sendo um dos 12 projetos premiados pelo eSDI-Net+. Trata-se de um reconhecimento importante para a conjuntura atual em que se encontra em desenvolvimento a infraestrutura de dados espaciais europeia, suportada pela Directiva Inspire, já transposta para o quadro legal nacional através do Decreto-Lei n.º 180/2009, de 7 de agosto.