Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é um dos três indicados na categoria Ciência/História do Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo. Também foram indicados José Murilo de Carvalho e Leopoldo De Meis, ambos ligados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Osmar Pinto Junior, considerado o maior especialista brasileiro em raios, fez estudos pioneiros sobre a influência do aquecimento global no aumento da incidência de descargas elétricas no Brasil.
Em cada uma das 16 categorias do Prêmio, os três indicados serão submetidos a um júri composto por cinco votos: os de três jornalistas do Globo, o dos vencedores do ano passado e o resultante da votação popular através deste site.
A votação online ficará aberta até o dia 11 de janeiro.
Inpe no Prêmio Faz Diferença
Já é a segunda vez que um pesquisador do Inpe é indicado a este Prêmio, lançado em 2003 para homenagear os brasileiros que contribuíram com o seu trabalho e talento para mudar o país.
Em 2007, Carlos Nobre, chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto, foi o vencedor na mesma categoria em que desta vez concorre Osmar Pinto.
O resultado da votação completa de 2009 será anunciado em um caderno especial do jornal no dia 23 de janeiro. Os vencedores receberão troféu e diploma numa cerimônia em março.