Este janeiro, a norueguesa Q-Free inicia a implantação do sistema Truck Tolling na Eslováquia. A solução é utilizada para cobrança de tributo de caminhões apenas com relação ao trecho percorrido e não referente ao cálculo da média, que considera toda a zona de cobertura da praça de pedágio
A empresa Q-Free foi selecionada pela República da Eslováquia para desenvolver o novo sistema de Truck-Tolling do país. Por meio deste tipo de solução, o valor do pedágio de caminhões é cobrado considerando apenas o trecho percorrido. Este cálculo é possível no sistema de Truck-Tolling da Q-Free devido à combinação das tecnologias GNSS e Comunicação Dedicada a Curta Distância (DSRC).
A Eslováquia, assim como o Brasil, sofre com os problemas de excesso de veículos e pela dificuldade gerada com a circulação constante de caminhões nas principais rodovias. Para amenizar as despesas com melhoria e manutenção da infraestrutura, geradas pelo crescimento do tráfego, o país decidiu implantar um sistema de Truck Tolling. A solução será operada pela Slovak’s Sky Toll em uma concessão de 13 anos. No projeto, a Q-Free fornece a central de pedágio e o sistema de execução, além de ter fechado um acordo de três anos para prestação de serviço de GPS baseado no sistema.
As unidades móveis que fazem a fiscalização são equipadas por câmeras de vídeo e leitores DSRC e as informações são reportadas via GNSS para um sistema de Back Office. Toda área geográfica do país foi considerada pelo sistema de cobrança eletrônica que cobre todas as rodovias e pontes da Eslováquia.