O ministro das Cidades, Márcio Fortes, afirmou no início de janeiro que o PAC da Mobilidade Urbana, pacote de financiamento para agilizar a circulação nas cidades-sede da Copa 2014, será lançado no início de 2010. Segundo Fortes, já há 5 bilhões de reais assegurados por meio de empréstimos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), montante que pode aumentar conforme a relevância dos projetos das prefeituras e governos estaduais.

Segundo o ministro, o governo priorizará obras que facilitem o fluxo e a circulação de torcedores e turistas durante a Copa, interligando arenas, hotéis, aeroportos, rodoviárias e portos. Além disso, obras com licença ambiental garantida e projeto básico ou executivo concluídos terão chances maiores de aprovação.

POA e CWB

A construção dos metrôs de Porto Alegre e Curitiba foi praticamente descartada por Fortes no PAC da Mobilidade Urbana, pois o governo trabalhará com uma margem de segurança somente em projetos que possam ser concluídos até 2014. O foco será no transporte coletivo, principalmente na construção dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e corredores de ônibus.