A Petrobras acaba de concluir o projeto Galileu, que consiste na instalação de um supercomputador com capacidade de 160 teraflops – o equivalente à realização de 160 trilhões de cálculos por segundo. O projeto envolveu uma parceria com cinco universidades e investimento de 24,2 milhões de reais.
Maior computador da América Latina, essa máquina é constituída por 3,3 mil processadores e mais de 13 mil servidores que operam em conjunto, instalados na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP).
Inpe
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) deve concluir em breve o processo de licitação para aquisição de um supercomputador de 15 teraflops. A proposta de licitação tem um orçamento de 50 milhões de reais e, quando concluído, esse cluster constituirá um dos seis maiores centros mundiais de previsão numérica do clima e modelagem de mudanças climáticas.