A Engemap, em consórcio com a Hiparc, assinou no dia 12 de janeiro o contrato de mapeamento do Estado de Santa Catarina.

Previsto para ser realizado em dois anos, o projeto envolve o recobrimento aerofotogramétrico digital de todo o estado catarinense, com a geração de ortomosaicos com resolução espacial melhor que 40 centímetros.

A atualização da base cartográfica de Santa Catarina terá diversas aplicações, dando especial enfoque ao planejamento sustentável e à prevenção de riscos de desastres naturais.

Assinatura contrato mapeamento Santa Catarina (Imagem: Engemap)O contrato foi assinado pelo governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Santo Agostini, e o presidente da Engemap e representante do consórcio, César Antonio Francisco. “A cartografia é fundamental, pois irá permitir que Santa Catarina conheça cada metro quadrado de seu território com muito detalhe. É a verdadeira bússola do desenvolvimento. Só podemos empreender qualquer ação voltada ao crescimento econômico, justiça social e desenvolvimento do Estado com a forte base cartográfica”, explicou Luiz Henrique.

A extensão do projeto envolve o recobrimento dos mais de 97 mil km² do Estado de Santa Catarina, utilizando-se o Sistema de Aquisição e Pós-Processamento de Imagens Digitais (Saapi), concebido e desenvolvido pela Engemap em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente. Este é o primeiro sistema digital de aerolevantamento a ser totalmente desenvolvido e homologado no país.

O presidente da Engemap ressalta que o projeto é um passo importante no movimento de se preencher o vazio cartográfico nacional. “O Brasil possui uma parcela muito pequena de seu território mapeada em escala 1:10.000. Um projeto desta magnitude é um grande desafio e um estímulo para que se realize um esforço conjunto de preenchimento deste grande vazio cartográfico que hoje observamos no país”, afirmou César.

Também participaram do ato de assinatura do contrato o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, diversos prefeitos de outros municípios catarinenses, secretários de Estado, deputados, técnicos e especialistas.