Fruto de uma pesquisa desenvolvida na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o software batizado de Sistema de Suporte a Decisão para Gestão de Água Urbana permite elaborar estratégias preventivas em bacias urbanas.

Implementado experimentalmente para monitorar a bacia hidrográfica do Rio Cabuçu de Baixo, na Zona Norte de São Paulo, o programa conseguiu prever situações de possíveis enchentes futuras, a partir de dados atuais trabalhados em modelagens e estatísticas.

Segundo o criador do software, o pesquisador e atual professor da Universidade de Mogi das Cruzes, Sidnei Ono, a metodologia de controle pode ser aplicada em qualquer bacia hidrográfica, desde que adequadamente adaptada. Além disso, a bacia precisa estar muito bem monitorada do ponto de vista hidrológico.

O software simula o evento e propõe melhorias para aquela bacia, a fim de evitar enchentes. Com isso, o gestor consegue estimar as necessidades da área, como a implantação de canais mais largos ou piscinões para reter o excesso de água.

Fonte: Correio Braziliense