A Unicamp e a Petrobras firmaram na terça-feira (09/02) um protocolo de intenções para a criação de um Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos. O objetivo da iniciativa, que envolve outras quatro universidades brasileiras, é gerar conhecimentos que proporcionem a exploração comercial do petróleo armazenado nas rochas carbonáticas, localizadas na camada pré-sal.
De acordo com o diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme de Oliveira Estrella, o país produz hoje apenas 30 mil barris por dia a partir das reservas contidas na camada pré-sal. "Com a colaboração da Unicamp e das demais universidades, esperamos chegar a 1 milhão de barris em 2017", projetou.
Também participam do esforço para a constituição do novo centro de referência nessa área de petróleo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).
A partir da assinatura do protocolo de intenções, Unicamp e Petrobras deverão formalizar contratos e convênios para a realização de pesquisas relacionadas à exploração do petróleo da camada pré-sal.
Fonte: Portal da Unicamp