A Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgou, esta semana, o resultado do terceiro Anúncio de Oportunidades (AO) do Programa Uniespaço. Dos 59 projetos inscritos, 33 foram aprovados. Estes receberão 3 milhões de reais nos próximos dois anos para serem desenvolvidos.

Consultores internos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e externos – pesquisadores da área aeroespacial – analisaram todos os projetos levando em consideração sua relevância, competência e capacidade de execução. Os consultores internos analisaram a pertinência do projeto apresentado ao Programa Espacial Brasileiro e os externos, o mérito técnico-cientifico dos projetos.

Os aprovados serão comunicados formalmente pela AEB. Deverão assinar um termo de compromisso e, então, receberão instruções para a utilização dos recursos.

"Veículos Espaciais" é a temática de 17 dos projetos aprovados. Sete são sobre Controle Embarcado de Satélites Artificiais e três sobre Sensoriamento Remoto. O tópico do restante é Materiais. As instituições que mais tiveram projetos aprovados foram o Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA) e o Instituto de Estudos Avançado (IEAv).

Uniespaço

Segundo o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB e responsável pelo Programa Uniespaço, Thyrso Villela, "a intenção é engajar as universidades no esforço nacional de domínio das tecnologias espaciais". O Uniespaço foi criado em 1997 e, desde então, integra o setor universitário no desenvolvimento de produtos e processos, análises e estudos de interesse do setor espacial.

Seus objetivos são estimular e ampliar a participação de universidades e outras instituições de pesquisa no Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae); promover projetos de pesquisas a partir de temas selecionados pelo programa, gerando produtos tangíveis e não-tangíveis, podendo incluir o desenvolvimento de protótipos e aprimorar núcleos de pesquisa e desenvolvimento, capacitando-os a executar projetos de maior vulto e complexidade. Nos três anúncios de oportunidade que a AEB já lançou, 44 projetos foram beneficiados.

O Uniespaço publica Anúncios de Oportunidades nos quais são estabelecidos temas e demais condições para encaminhamento de propostas que devem considerar a possibilidade efetiva de aplicação futura. No site da AEB é possível encontrar dados de como os projetos devem ser apresentados, as portarias e os documentos base do programa.