Em meados de 2003, com o mercado de geomática “bombando”, a partir da lei de georreferenciamento de imóveis rurais, as matérias e artigos sobre este assunto passaram a pedir por uma publicação específica que abordasse todos os aspectos dos levantamentos em campo e processamento de dados em escritório.
A revista InfoGEO, naquela época, abordava todos os temas ligados à geoinformação, desde GIS até topografia, passando por imagens de satélites, aerofotogrametria, cartografia e agrimensura. Uma revista de qualidade, que falasse especificamente sobre geomática, estava prestes a nascer.
Emerson Granemann, diretor e publisher da MundoGEO, conta que a revista InfoGNSS nasceu como um desmembramento da InfoGEO. “Após consultarmos o mercado e o perfil de nossos leitores, percebemos que existia uma necessidade de criarmos uma nova publicação. A aposta editorial foi de levar a estes profissionais as principais tendências nas tecnologias de levantamentos”, afirma.
Dentro da edição 30 da InfoGEO foi encartado o primeiro número da revista InfoGNSS, que naquela época ainda se chamava InfoGPS. A revista passou por uma evolução em seu nome, levando em conta o termo que designa os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS). Apesar do nome, a publicação não aborda somente os levantamentos com receptores GNSS, mas também com estações totais, níveis digitais, laser scanners e demais equipamentos para medidas de alta precisão.
Assim surgiu a InfoGNSS, uma publicação voltada para agrimensores, cartógrafos, topógrafos e demais profissionais interessados em geomática. Para a engenheira Fátima Alves Tostes, consultora da empresa Base Aerofotogrametria e Projetos, “a revista InfoGNSS é a única que enfoca a geomática e sua evolução. Nota-se um mudança da tecnologia em relação a equipamentos, porém muitos fundamentos são desconhecidos dos profissionais que querem atuar na área, e a revista tem procurado suprir essa falta de conhecimento”.
A qualificação dos colunistas e autores de artigos é outro diferencial da publicação. Para Leonilson Liandro da Silva, sócio diretor da empresa Geo-Top, “a revista InfoGNSS tem evoluído no seu conteúdo e na forma de abordar os assuntos técnicos, sempre trazendo os comentários de profissionais com conhecimento de causa sobre o assunto”.
Abordar com propriedade a evolução da tecnologia sempre foi uma preocupação da InfoGNSS. Segundo Eliezer de Oliveira, da Furtado & Schmidt, “desde que passamos a utilizar o sistema geodésico para as definições de coordenadas e distâncias entre pontos, evoluíram as aplicações e os equipamentos voltados para os mais variados segmentos. Acompanhamos também a evolução dos receptores GNSS geodésicos de alta precisão, com seus levantamentos estáticos, cinemáticos e RTK”.
Leia a íntegra da matéria sobre as 30 edições da revista InfoGNSS.
Conheça as opções de assinatura da revista InfoGNSS.