O Zoneamento Agroecológico de Pastagens na Amazônia foi o tema da reunião realizada em Brasília (DF), no dia 5 de fevereiro, que contou com a participação do Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella.

A reunião foi coordenada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), da Presidência da República. O objetivo do Zoneamento é definir o tipo de cobertura de pastagem mais adequado para cada região da Amazônia, e assim diminuir a pressão pela abertura de novas áreas para pecuária.

Representantes de diversos setores, como consultores legislativos, representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (Inpa) e de algumas unidades da Embrapa, participaram do encontro. Na ocasião, foram discutidos o início dos trabalhos e o cronograma de atividades do zoneamento, que tem o objetivo de orientar os futuros projetos de recuperação de pastagens.

A SAE é o órgão do governo responsável por coordenar as ações do Plano Amazônia Sustentável. O Zoneamento Agroecológico de Pastagens na Amazônia é uma das ações da SAE e tem o objetivo de orientar os futuros projetos de recuperação de pastagens.