A Imagem, empresa especializada em soluções de inteligência geográfica para empresas de energia, saneamento e gás, foi contratada pela AES Eletropaulo para integrar o geosistema, responsável por gerir a rede de distribuição de energia, com o sistema de gestão empresarial. A iniciativa faz parte de um projeto que tem como objetivo melhorar a gestão dos ativos da companhia.

Pelo contrato firmado entre as empresas, com duração até outubro de 2010, a Imagem mapeará todos os equipamentos elétricos instalados na rede e integrará o ambiente GIS com o módulo contábil do SAP. “A rastreabilidade dos ativos e a precisão das informações são essenciais para a criação dos relatórios operacionais e contábeis exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nos processos regulatórios e de previsão tarifária”, afirma Marcos José Ribeiro, diretor de operações da Imagem.

O executivo explica que, com as novas regras da agência – aprovadas em julho do ano passado – as empresas precisam comprovar os investimentos feitos na rede para conseguir autorização para aumentar a taxa de luz. “A integração entre GIS e SAP agilizará o levantamento da documentação para a Aneel, pois os relatórios estão pré-configurados conforme as especificações exigidas”.

Ribeiro ainda destaca a automatização do processo-chave como outro benefício. “A AES Eletropaulo será capaz de monitorar toda a distribuição de energia, além das intervenções feitas na rede, e traduzir este controle em informação contábil, facilitando a gestão dos ativos pelo sistema de gestão”, garante.

Cliente desde 2002, a empresa de energia já conta com as soluções de geoprocessamente da Imagem para padronizar os projetos de expansão e manutenção da rede de distribuição. “Após finalizar a fase de integração, a AES Eletropaulo será capaz de diminuir o tempo médio de realização dos projetos por meio do cruzamento das informações de histórico de manutenção”, adianta.