A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação da Rússia (Roscosmos) promoverão, em 6 de abril, o Encontro Empresarial sobre o sistema de navegação por satélites Glonass.
O evento, que conta com o apoio da MundoGEO, será na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo. O evento, que terá início às 10h, visa apresentar a empresários brasileiros possibilidades de cooperação na produção e comercialização de receptores GNSS e em serviços de monitoramento e rastreamento de veículos.
O encontro será dividido em duas partes. A primeira, realizada pela manhã, será composta de apresentações sobre a situação atual e as prospectivas do sistema Glonass e das oportunidades de cooperação. Na parte da tarde, as empresas interessadas se reunirão. São esperadas cerca de 50 pessoas. Nas as apresentações, haverá tradução simultânea do russo para o português.
Segundo o coordenador técnico-científico da AEB, Raimundo Mussi, o encontro é parte do "Programa de Cooperação no Campo da Utilização e Desenvolvimento do Sistema Russo de Navegação Global por Satélite entre a AEB e a Roscosmos", assinado em 26 de novembro de 2008. "Um dos itens do acordo consiste em promover contatos entre instituições e indústrias do no setor espacial", explica.
Esse programa tem, entre outras, as seguintes linhas de atuação: operacional, compreendendo, inclusive, a possibilidade de instalação de uma estação de monitoramento do Glonass no território nacional; cooperação científica, com a realização de projetos conjuntos de pesquisa e empresarial, por meio da produção e comercialização de receptores GNSS e na utilização desses sistemas no monitoramento e rastreio de veículos.
A cooperação com a Roscosmos sobre o Glonass trará ao Brasil aprimoramento tecnológico no conhecimento e gerenciamento de sistemas GNSS, a realização de projetos de pesquisa nos temas de interesse e a possibilidade de empreendimentos em parceira. O Glonass é o sistema russo de posicionamento global, equivalente ao americano GPS e ao europeu, Galileo. O sistema conta com 24 satélites divididos em três órbitas. A previsão é que o sistema fique pronto no final de 2012.
Informações e inscrições pelo telefone (61) 3411-5695 ou email geonsat@aeb.gov.br.