Até 27 de março, o Ministério das Cidades recebe inscrições de instituições de ensino superior com propostas de implementação em prefeituras de sistemas de informações geográficas

Os sistemas devem ser baseados nas tecnologias TerraView e TerraSIG, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), através do Programa Espaço e Sociedade. Além dos sistemas, o edital contempla também insumos digitais que incorporem as ferramentas e funcionalidades do Sistema Nacional de Informações das Cidades (GeoSNIC).

Por meio de edital do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT), as instituições serão contratadas para o treinamento e capacitação de prefeituras em TerraView/TerraSIG e conteúdos relacionados a geoprocessamento e geociências, com os conceitos básicos de cartografia, imagens de satélite, sistemas de informações geográficas (SIGs), tipos de armazenamento e demais conceitos correlatos.

Segundo o edital, as instituições poderão habilitar-se para a realização de projetos com financiamento de até 50 mil reais. O edital prevê a aplicação de recursos financeiros, não reembolsáveis, no montante de até 1 milhão de reais.