Especialistas de sensoriamento remoto norte-americanos – da USGS, USDA, NGA, NOAA e Nasa -, representantes de fornecedores de imagens – como RapidEye, GeoEye ,DigitalGlobe e Spot -, assim como de agências espaciais – Inpe, Isro e ESA -, entre outras, estiveram presentes no Civil Commercial Imagery Evaluation Workshop (Jacie 2010) que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de março no estado de Virgínia, nos EUA.
O Workshop reuniu os usuários e fornecedores de imagens de satélites de alta e média resolução espacial para avaliar a qualidade e usabilidade das imagens comerciais, assim como planos para futuros sensores.
Cbers
O Governo Brasileiro, visando dar continuidade ao Programa Cbers, foi representado por Julio d’ Alge, da Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e por Marcelo Fontenele, arquiteto sênior da AMS Kepler Engenharia de Sistemas, empresa brasileira do segmento de sistemas de software para estações terrenas de satélites de sensoriamento remoto.
A AMS Kepler, responsável pelo desenvolvimento de software para o Inpe, participou pelo quarto ano consecutivo do Jacie. Segundo Marcelo Fontenele, o encontro aborda a avaliação das imagens dos diversos sensores existentes, utilizando o que há de melhor internacionalmente em tecnologia espacial. “Conhecemos novas técnicas de calibração e, através do que nos foi passado, iremos delimitar ações para que essas tecnologias sejam incorporadas às estações brasileiras. Essas técnicas permitem ajustes nos procedimentos do Cbers-2B e poderão ser aperfeiçoadas para a calibração radiométrica e geométrica do Cbers-3, de forma que os problemas encontrados anteriormente não se repitam”, explica.