O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) definiu o padrão de chips para identificação e rastreamento a serem instalados em todos os veículos do país a partir do próximo ano.

Os estados ou as prefeituras irão custear o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). A solução adotada irá permitir a fiscalização eletrônica da frota de aproximadamente 51 milhões de carros.

A adoção do chips possibilitará o monitoramento de motoristas, por exemplo aqueles que tiverem o IPVA e seguro obrigatório em aberto. Estes serão autuados assim que passarem pelas antenas de transmissão. Além disso, o sistema pode ajudar nos rodízios e no pedágio urbano.

O Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun desenvolveu os chips e recebeu, no últmo dia 12, o lote do produto produzido inteiramente pelo centro. Os chips irão custar de dois a dez reais, dependendo do modelo definido na licitação, e serão instalados em 2011. Para o Denatran, a conta deve ser paga com recursos obtidos pelos Estados e pelo municípios através das multas de trânsito.

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.