Sistema de informação geográfica, ERP, controle patrimonial e integração. Estas palavras, quando soltas e fora do contexto, podem não ter um significado claro para o grande público, mas definitivamente já fazem parte do imaginário coletivo dos diretores executivos das empresas de Utilities.
É difícil encontrar uma empresa que não esteja preocupada com a gestão eficiente dos ativos fixos de rede, com a integração dos processos, com a conciliação dos dados contábeis sobre os ativos de rede, gerenciados pelo ERP e com os dados físicos sobre a rede, gerenciados pelo GIS. No entanto, os procedimentos de controle patrimonial que vêm sendo utilizados pelas empresas, para registro de suas operações de cadastro e movimentação de bens e instalações que compõem o patrimônio do serviço concedido, não têm atendido plenamente às exigências dos órgãos e agências reguladoras dos setores.
Para a maioria dessas empresas, questões essenciais não são resolvidas se os dois mundos (ERP e GIS) não estiverem conectados em níveis de informações, processos e interfaces gráficas.
Leia a íntegra do artigo sobre integração Esri e SAP.
Conheça as opçõe de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.
