Qual é o resultado da visita a 109 cidades, 44 distritos e 14 parques? Para o Projeto de Georreferenciamento da Estrada Real (SitGeo), significa muita informação turística catalogada. Para o turista, cerca de 9 mil pontos identificados e demarcados para serem vistos no Google Maps e no Google Earth, pela internet. O resultado deste trabalho de campo ganha o site do Instituto Estrada Real (IER) no dia 17 de abril, às 11h. O lançamento oficial do produto acontece durante o Salão Mineiro do Turismo, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Percorrida a partir de Paraty e do Rio de Janeiro, a rota histórica teve seus empreendimentos e atrativos turísticos levantados por uma equipe de geógrafos, acompanhada de perto por turismólogos e profissionais do IER e dos municípios visitados. “O resultado é a união de conhecimentos para a identificação do que interessa ao viajante e aos empresários do setor”, lembra o consultor interno do Instituto, Daniel Oliveira.

A gama de pontos identificados abrange atrativos culturais e naturais, serviços de apoio e de utilidade pública – bancos, farmácias, postos de gasolina, borracharia, lan house, salão de beleza, hospitais, delegacias, postos de saúde –, restaurantes e bares, hoteis e pousadas, agências de viagem entre outros.

Na tela do computador, cada um desses atrativos e empreendimentos será identificado com um ícone. Todos terão uma foto e informações básicas como referências históricas, horários de funcionamento e custos para visitação. Além dessas informações, o turista poderá ver qual a melhor rota a seguir para chegar ao seu hotel ou ao local que deseja visitar.

O projeto SitGeo está sendo executado pelo IER em parceria com o Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC) e com a TerraVision Geotecnologia e Geoinformação, empresa de tecnologia e serviços de geoprocessamento.

Siga o Portal MundoGEOno Twitter.