A partir de agora, o turistas de todo o mundo contam com uma nova ferramenta de mapas online para desvendar a Estrada Real, um caminho que começa no litoral carioca e termina no interior de Minas Gerais, com milhares de atrativos.
No dia 17 de abril, o Instituto Estrada Real (IER) lançou o Sistema de Informação Turística Georreferenciada da Estrada Real (SITGEO), uma ferramenta baseada no Google Maps com cerca de 9 mil pontos, incluindo atrativos naturais, culturais, hotéis, pousadas e outros serviços de apoio ao turista.
O lançamento oficial do produto aconteceu durante o Salão Mineiro do Turismo, em Belo Horizonte, e o Portal MundoGEO esteve presente a convite do IER.

Lançamento do SITGEO
Percorrida a partir de Paraty e do Rio de Janeiro, a rota histórica teve seus empreendimentos e atrativos turísticos levantados por uma equipe de geógrafos, acompanhada de perto por turismólogos e profissionais do IER e dos municípios visitados.
No mapa online, cada um dos atrativos turísticos é identificado com um ícone, incluindo uma foto e informações básicas, tais como referências históricas, horários de funcionamento e custos para visitação. Além dessas informações, o turista pode traçar a melhor rota a seguir para chegar ao seu hotel ou ao local que deseja visitar e, ainda, ver a previsão do tempo para os dias de sua estadia.
Parceria de sucesso
O SITGEO foi elaborado pelo IER em parceria com o Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC) e com a TerraVision Geotecnologia e Geoinformação, empresa de tecnologia e serviços de geoprocessamento.
Porém, o trabalho está só começando e várias novidades ainda estão por vir. Segundo Daniel Oliveira, consultor interno do IER, o próximo passo do SITGEO será incluir a opção de o próprio usuário incluir informações sobre os pontos turísticos. Além disso, aplicativos para dispositivos móveis e realidade aumentada também estão nos planos do IER.
Veja na próxima edição da revista InfoGEO uma matéria completa sobre o SITGEO.
Siga o Portal MundoGEO
no Twitter.
